quarta-feira, 2 de maio de 2012

Caracterização do bairro onde nasci. Cap.I



Os problemas da habitação para aqueles que abandonaram as suas terras de origem, na ilusão de virem encontrar na capital melhores condições de vida, nasceu em Lisboa vários bairros sociais, como existiam em todas as grandes cidades, os meus pais fazem parte do número dos que não encontraram aquilo que procuravam, o número de quantos em Lisboa viviam em tais aflitivas circunstâncias é de 80 a 90 por cento de gente vinda da província. Este era o quadro social do tipo de população a onde eu vivia.

O Bairro da Musgueira Sul, encontrava-se situado no Lumiar e portanto, a norte da cidade de Lisboa. Com uma área de cerca de 6 hectares, o que equivale, a aproximadamente 1% da área total da freguesia do Lumiar, zona pobre na década de sessenta, que viria a ser caracterizada pelo conjunto edificação de pequenas casas de alvenaria, modestas, mas com o mínimo indispensável de forma a nelas viverem seres humanos, todas as casas disponham de casas-de-banho, a cobertura é era de telha-vã. 

O Bairro da Musgueira Sul, segundo a classificação da Câmara Municipal de Lisboa, um Bairro Social. Estes bairros são, geralmente, áreas de promoção habitacional pública, onde o Estado intervém ou já entreviu no passado nomeadamente, no que respeita à política de solo e politica social.

As minhas memórias do Bairro da Musgueira sul, estão na sua maior parte vivas o que, permite sem algum esforço desenhar e reflectir um pouco a sua vida quotidiana, por sua vez, permite penetrar na minha própria identidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário